23.2.13

Por causa

...disto, lembrei-me da crítica do ípsilon ao livro do José Luís Peixoto "Dentro do Segredo - Uma Viagem na Coreia do Norte". Por António Rodrigues, a ler aqui.

2 comentários:

  1. Sim, mas pelo menos o JLP fala de um sítio onde efectivamente esteve - mesmo que condicionado por aquilo que é permitido a estrangeiros verem. Parece-me que o sr. António Rodrigues se limita a falar de uma realidade que igualmente desconhece - tanto a propagandeada quanto a efectivamente vivida. E, além disso, se ele sabe que os cenários visitados e assistidos pelo JLP são falseados é porque o próprio autor o assume no livro. Constantemente. Quer-me parecer que o crítico esquece o género literário do autor que critica (igualmente assumido como livro de viagens escrito pela caneta autobiográfica) e, isso sim, é um erro crasso para qualquer crítico que se preze: não saber do que fala.

    ResponderEliminar
  2. O JLP esteve lá, é certo. Mas não é certo que o António Rodrigues não tenha estado - até porque além de fazer críticas a livros e crónicas, também é um jornalista especializado em Política Internacional. Mas sim, efectivamente, não faço ideia se já esteve na Coreia do Norte. Nada contra o JLP, não sou fã, e muito menos faço parte do grupo que o minimiza como escritor. É verdade que pouco posso falar, porque não li o livro, folheei apenas. Mas parece-me de uma irresponsabilidade tremenda escrever uma espécie de livro de viagens - com cenários falseados - sobre o país em questão, onde os direitos humanos mais básicos são enterrados a sete palmos de terra.

    ResponderEliminar